10 coisas a NÃO DIZER a uma mulher grávida | Mommy

written by The Cute Mommy 19 Fevereiro, 2015

Hoje partilho com vocês algumas das coisas, que na minha opinião,  não se deve dizer/perguntar a uma mulher grávida:

1. Perguntar quanto é que já engordou

Devia de ser uma pergunta proibida! Nem toda a gente é uma Carolina Patrocínio (infelizmente). A maioria das pessoas não se sente confortável com o excesso de peso e, ninguém gosta de dizer quanto é que a balança marca a mais do que o que era suposto, sobretudo uma grávida.

Por isso mesmo, proponho que se troque observações como “Já engordaste isso tudo?”, por observações tipo “Estás Linda!”. Muito mais agradável, não acham?

2. Pedir para tocar na barriga

NÃOOOOOO 🙂

“Ai que bonita, está grávida?” (mão na barriga), “É menino ou menina?” (mão na barriga), “Posso?” (já com a mão na barriga) 🙂

Acredito que as pessoas que o fazem, fazem-no com as melhores das intenções, mas não é confortável ter alguém completamente estranho ou que mal se conhece a tocar na barriga.

Para os “tocadores de barrigas”, a barriga de uma grávida não é uma barriga pública que qualquer pessoa pode por a mão. Já pensaram se um dia alguém vos responde “Posso agora por a mão na sua?” 🙂

3. Comentar o tamanho da barriga

Não se deve comentar o tamanho da barriga, seja grande ou pequena. Já ouvi mulheres a referir que nessas situações sentem que têm que defender o tamanho da sua barriga. Em vez de comentar o tamanho da barriga pode-se sempre dizer “Estás fabulosa”.

4. Devias de fazer ginástica

Observações como “Devias de fazer ginástica, eu fiz durante a minha gravidez quase toda” não são necessárias, volto a afirmar, nem toda a gente é (infelizmente) uma Carolina Patrocínio.

Sim há quem faça exercício durante a gravidez, mas também há quem não o faça, porque não quer ou porque não pode.

Eu tive dor ciática durante a gravidez e fazer exercício implicava dores fortes. Então adoptei a seguinte postura “Agora que eu não sirvo nas minhas calças deixem-me pelo menos apreciar este momento no sofá”  🙂

5. Histórias traumáticas sobre o parto

Parece que toda a gente tem uma e faz questão em partilha-la.

É muito comum algumas mulheres partilharem como foi o seu parto ou o de alguém que conhecem, como foi doloroso, quantas horas estiveram em trabalho de parto, como eram dolorosas as contracções entre outras coisas.

Apesar de acreditar que essa partilha é com a melhor das intenções as histórias de situações mais complicadas não ajudam, sobretudo a uma mãe de primeira viagem. Partilhas como essas causam ansiedade e medo.

Frases como “Vai correr tudo bem” ou “Estou aqui para o que precisares” são bem-vindas.

6. Comentários sobre a escolha do nome do bebé

Dispensa-se comentários deselegantes como “Que nome feio”, “Não gosto do nome”, “Esse nome faz-me lembrar uma pessoa que não gosto” ou ainda “Não achas este nome mais bonito?”.

Qual é a dificuldade em perceber que, quando um casal diz o nome que escolheu para o seu bebé é porque gosta do nome, porque se identifica, porque faz sentido.

Mas como sempre disse, o nome só tem que agradar a duas pessoas, ao pai e a mãe o resto é acessório.

7. Não respeitar a vontade da escolha do local para o parto

Se a futura mamã decide ter o seu bebé no local X ou Y, público ou privado a decisão é dela!

8. Mais vale dormir tudo enquanto o bebé não nasce

Hum… ok… mas como? No fim da gravidez é quase impossível dormir. Com a quantidade de vezes que a grávida acorda para ir à casa de banho, acorda com cãibras, a pouca mobilidade, a barriga que incomoda…

9. Questões como tipo de parto? Normal? Cesariana? Com ou sem espidural? 

O problema não é questionar sobre nenhum destes tópicos, na minha opinião o único problema surge quando não existe  um respeito pela decisão da grávida.

10. Podes comer isso?

Fizeram-me algumas vezes esta pergunta. Eu, tal como provavelmente todas as grávidas, segui as indicações da minha médica sobre o tipo de alimentação a ter durante a gravidez.

10 Coisas a NÃO DIZER a uma grávida - The Cute Mommy

Beijinhos

Leninha <3

 

Comments

You may also like

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.