Comece a recuperar do parto, antes mesmo de ele acontecer | Consultório de Nutrição

written by The Cute Mommy 9 Junho, 2018

Comece a recuperar do parto, antes mesmo de ele acontecer | Consultório de Nutrição

Recuperar de uma gravidez é um processo longo, sensível, de paciência, mas cada vez mais procurado, desejado e consciente. Retomar a forma física, o bem-estar psicológico e a auto-estima torna-se essencial para um pós-parto de mente sã e de amor próprio. Por mais egoísta que isto possa soar!

Em primeiro lugar, precisa de estar consciente que a recuperação inicia-se no pré-parto, ou seja, com os devidos cuidados, as regras, uma alimentação saudável, uma gravidez ativa, sempre que for possível e um peso vigiado terá, sem sombra de dúvidas, uma tarefa mais facilitada e menos “penosa”. No entanto, esta consciência existe cada vez mais e até as(os) obstetras são mais rigorosos com este assunto.

Comece a recuperar do parto, antes mesmo de ele acontecer | Consultório de Nutrição

É possível amamentar e fazer dieta de perda de peso ao mesmo tempo?

É, mas não pode ser muito restritiva, daí referir que o processo pode ser longo. As necessidades energéticas durante a amamentação são mais elevadas do que no dia-a-dia e para assegurar uma produção normal de leite e uma energia adequada deverá medir bem a restrição calórica que faz e para esse efeito, recorrer a ajuda de um nutricionista parece-me ser o mais sensato.

Não obstante o papel importante da amamentação e que deverá manter, sempre que possível, pelo menos de forma exclusiva até aos 6 meses, é também verdade que até aos 9 meses após o parto o seu corpo está mais ávido para corrigir, para reagirem função do que lhe faça. Por esse motivo, induzir mudanças cedo pode ajudar a recuperar a forma que deseja.

Da minha experiência clínica o que deverá fazer dependerá muito de como lhe correu a gravidez, do quanto se desviou da normalidade e até de como está a ser o pós, nomeadamente se amamenta ou não. Perder peso pode ser o mais fácil, ficando para o mais difícil voltar às roupas antigas. Nestes casos, poderá necessitar de uma ajuda extra, nomeadamente através do recurso ao exercício significativo e de trabalho orientado, assim como a opções de reeducação postural através da fisioterapia, ou ainda recorrendo a tratamentos de gordura localizada que ajudarão ainda mais a perder onde mais deseja e onde mais aumenta habitualmente.

Comece a recuperar do parto, antes mesmo de ele acontecer | Consultório de Nutrição

Há alimentos e nutrientes que não deve descorar no caso de amamentar, nomeadamente água, lácteos, proteína, mas, muitas outras coisas pode iniciar logo:

  1. Ter sempre legumes às refeições e serem o primeiro alimento a ir para o prato, poderá fazer com que coma 30% menos calorias nessa refeição;
  2. Manter um jantar leve fará com que o seu corpo não tenha necessidade de acumular o excedente em gordura. Momento do dia de necessidades mais baixas;
  3. Beber muita água ao longo do dia será excelente para o aleitamento e para o apetite.
  4. Fraccionar muito bem as refeições ao longo do dia em intervalos que não sejam inferiores a 2 horas nem superiores 3h30m.

Por tudo isto, atrasar algo que lhe trará benefícios não me parece ser o mais adequado. É melhor esforçar-se no momento certo com um resultado adequado, do que esforçar-se no momento errado sem a correspondente repercussão no seu corpo.

No entanto, há prazos. Se pode logo desde início cuidar da alimentação, os tratamentos complementares sejam eles o exercício, os tratamentos para a gordura localizada ou reeducação postural, não deverão ser iniciados antes dos 2 a 4 meses após o parto, caso seja normal ou cesariana, respectivamente.

Até ao próximo post,

Nuno Palas – Instituto Médico Privado

Comments

You may also like

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.