Estou a tentar engravidar. Vale a pena perder peso? | Consultório de Nutrição

written by The Cute Mommy 13 Julho, 2018

Estou a tentar engravidar. Vale a pena perder peso? | Consultório de Nutrição

Na consulta para emagrecimento, sou muitas vezes confrontado com a seguinte questão: Estou a pensar engravidar. Vale a pena perder peso?

A resposta é, para mim, óbvia e fácil: Se existem motivos para estar na consulta, não só vale a pena, como deve ser algo a concretizar.

São vários os argumentos que posso usar para justificar a minha resposta e o objetivo com este artigo é o de incentivar, sempre, qualquer pessoa que não se sinta bem com o peso, o corpo, a imagem e/ou a saúde a mudar, independentemente da altura ou das condicionantes.

Se alguém marca uma consulta com um nutricionista para iniciar um tratamento de emagrecimento, nada nem ninguém deve ser um obstáculo. Senão vejamos:

Em primeiro lugar, se falamos de um caso de obesidade, a perda de peso pode ser importante para conseguir engravidar, principalmente se a localização genética de gordura for abdominal (androide). Desta forma, a perda de peso facilita o processo, melhora o estado de saúde e diminuiu os riscos para a pessoa e para o futuro bebé. Os benefícios associados à perda de peso em excesso são inegáveis. Porém, recordo algo sobre o qual já escrevi, só em casos de obesidade é que deve ou pode perder peso durante a gravidez.

Assim, se este é o seu caso, saiba que não só pode perder peso, como deve fazê-lo. Pela sua saúde, para uma maior facilidade de engravidar e, posteriormente, pela saúde do bebé.

Estou a tentar engravidar. Vale a pena perder peso? | Consultório de Nutrição

Em segundo lugar, mesmo que o excesso de peso seja moderado, a redução do mesmo continua a produzir benefíciosao nível da saúde, durante a gravidez e na diminuição dos riscos do parto. Para além disso, nestes casos, são os ganhos em autoestima, nas melhorias no bem-estar e na facilidade em engravidarque devem ser levados em conta.

Se este é o seu caso, saiba que o que pode complicar é o nível de exigência com o corpo, ou seja, não é suficiente apenas perder peso. Há também a necessidade de reduzir/eliminar a gordura localizada, seja através da prática de exercício físico ou de tratamentos localizados.

A opção do exercício, individual, é viável e pode ser feito durante toda a gravidez (principal vantagem),mas produz resultados mais lentos (principal desvantagem). Os tratamentos de gordura localizada permitem tratar zonas de forma mais acelerada e, porventura, com mais resultados (principal vantagem). A desvantagem é apenas o facto de os tratamentos não estarem validados para serem feitos em grávidas. Por isso, sabendo da gravidez deve parar imediatamente ou, conhecendo os seus ciclos, não fazer durante os momentos de períodos férteis.

Em terceiro lugar, sabemos que engravidar não é um dado adquirido. É, aliás, um processo que pode ser demorado devido a vários fatores, entre os quais a idade da mulher. Assim, não faz sentido adiar uma perda de peso que lhe trará tantos benefícios de diferentes índoles, sem razão.

Por outro lado, e de forma oposta, não existe nenhum motivo comprovado que a possa demover de fazer uma correção do peso ou da gordura, a não ser nos casos onde o Índice de Massa Corporal já indica magreza ( > 18,5 ou massa gorda abaixo de 12%).

Mas, atenção, isto só faz sentido se, depois de engravidar, continuar com os cuidados e regras para uma alimentação saudável. É importante que entenda que só valerá a pena, se mantiver os devidos cuidados durante a gravidez e aumentar de peso e de reservas de gordura, única e exclusivamente na medida do preconizado. Caso contrário, sou o primeiro a dizer que não vale a pena corrigir o peso antes, ou então, unicamente nos casos de obesidade, já que pode ser um fator determinante para engravidar.

Estou a tentar engravidar. Vale a pena perder peso? | Consultório de Nutrição

Em resumo, se existe a necessidade de perder peso, lembre-se que esta redução será altamente benéfica para a sua saúde e do futuro bebé e a mesma vai ainda facilitar o processo de gravidez. Por isso, não coloque barreiras. Consulte um nutricionista e obtenha a ajuda que precisa.

Até ao próximo artigo!

Nuno Palas – www.institutomedicoprivado.com

Instituto Médico Privado – Página do Facebook  

Comments

You may also like

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.