Que fruta devo dar ao meu filho | Consultório de Nutrição

written by The Cute Mommy 13 Abril, 2018

Que fruta devo dar ao meu filho | Consultório de Nutrição

A fruta é essencialpara todas as pessoas e por isso as crianças não fogem à regra. Para além de uma boa fonte de hidratos de carbono são também alimentos reguladores fornecedores de diversas vitaminas, minerais e fibra.

A Roda dos alimentos diz-nos que devemos variar os grupos de alimentos, mas também nos diz que devemos variar dentro do mesmo grupo. O da fruta não foge a este “mandamento” e neste, há 2 boas formas de o fazermos.

Uma, e mais intuitiva, é seguir os meses de produção e colheita de frutas da época. Desta forma, aproveitar o que cada época caracteristicamente produz, vai estar a variar as frutas sem ter de pensar, nem fazer contas nutricionais.

A outra forma, e mesmo sem respeitar as épocas locais de produção, é variar com recurso ao jogo das cores, verde, amarelo, vermelho, laranja, etc..

Assim, garantirá ao seu filho um aporte adequado de vitaminas e minerais e uma capacidade antioxidante tranquilizadora.

No entanto, e apesar de parecer fácil até agora, terá de promover a sua ingestão. A tendência das crianças, até mesmo as que comem, é comer uma variedade muito restrita e, por isso, a sua missão é um bocado mais difícil do que parece no início deste meu texto.

Poderá pensar o seguinte: – Vale a pena esforçar-me para promover a ingestão de fruta? Ele(a) mais tarde ou mais cedo acabará por comer?

Vale a pena, porque mais vale que seja cedo, o mais cedo possível. Há uma relação entre a ingestão de fruta e legumes e a prática de uma alimentação mais saudável.

Por outro lado, todos os dias só banana não é o mais correto. Pode e deve dar-lhe banana, não pode ser SÓ banana e ficar descansada(o).

Por isso, ajude o seu filho a construir bons hábitos alimentarese garanta que ele ingere 2 a 3 peças de fruta diariamente, o mais variadas possível.

Como?

  1. Tenha sempre fruta fresca em casa e acessível em altura para que o próprio se possa servir;
  2. Lanche também frutae/ou inclua-a na sua sobremesa. Não chega mandar!
  3. Envie fruta para a escola e para evitar enviar banana todos os dias com a justificação de que o seu filho não come a fruta à dentada (perfeitamente normal), invista numa máquina de vácuo e coloque num recipiente próprio ou embale em vácuo;
  4. Associe a fruta a momentos de diversão e partilha em família;
  5. Experimente várias texturasdiferentes (assada, cozida, em salada, em tiras, em rodelas)
  6. Sempre que possível envolva o seu filho na preparação, quando forem cozinhadas, ou por exemplo incentivando-o(a) a descascar, por exemplo, uma laranja;
  7. Inclua nos lanches juntamente comos cereais ou com o iogurte, ou na aveia.

Por último, tente nunca usar expressões como: tu não gostas, não vais comer, vou descascar e depois não comes, nem te mando para a escola porque tu em casa não comes, etc..

Que fruta devo dar ao meu filho | Consultório de Nutrição

Algumas frutas a nível nutricional:

Maçã:

Quando comida com casca é uma boa fonte de fibra alimentar, das frutas. Apresenta boa quantidade de antioxidantes (tocoferol) e vitamina B6

 

Ananás:

Rico em vitamina C e cálcio e possui uma enzima bromelaína com propriedades anti-inflamatórias e que pode atuar no metabolismo das proteínas

 

Banana:

Das frutas mais calóricas, mas, ainda assim, menos calórica que outros snacks que poderá fazer. Isto deve a ter na sua composição uma maior quantidade de hidratos de carbono e por isso mais energética e mais adequada para o exercício. Rica em fibra, vitamina B6, sódio, potássio, fósforo e magnésio e das que tem mais proteína

 

Clementina:

Rica em vitamina C, cálcio e fósforo

 

Dióspiro:

Há ideia que é muito calórica, mas é um erro. Rica em Vitamina A e em carotenos, por isso, uma boa fonte de antioxidantes

 

Laranja:

É também das frutas com maior quantidade de proteína e das mais ricas em vitamina C e cálcio

 

Melancia e Meloa:

Das frutas menos calóricas porque são das mais ricas em água. Ricas em carotenos. Das mais pobres em fibra

 

Morango:

Rico em vitamina C e Fósforo, assim como em água. Mas é das frutas que incorpora mais pesticidas

 

Papaia:

Rica em fibra, vitamina A, carotenos, muito rica em vitamina C, sódio e potássio

 

Até ao próximo post,

Nuno Palas – Instituto Médico Privado

Comments

You may also like

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.